segunda-feira, 15 de abril de 2019

Centenário da Sociedade Philatelica Paulista

SOBRE O BLOCO
O Bloco com três selos apresenta em sua lateral esquerda a fachada do edifício localizado no Largo do Paissandú, onde em seu 17º andar está localizada a Sede Própria da SPP. No topo, o título da emissão, Centenário da Sociedade Philatelica Paulista, 1919-2019. Na base inferior, o logotipo da Exposição Brapex 2019, cuja organização está a cargo dessa Associação. Na lateral direita, encontram-se três selos que homenageiam a SPP. O primeiro deles, ao alto, estampa o logotipo da Sociedade Philatelica Paulista, em suas cores tradicionais, vermelho e amarelo. Ao centro, a imagem do fundador e primeiro diretor da SPP, William Edward Lee. Abaixo, a imagem do selo retrata o cartão-postal em homenagem aos estudantes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, MMDC, sigla símbolo da Revolução Paulista, de 1932, com a inscrição em latim: In Hoc Signo Vinces (“Com este sinal vencerás”). Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Arte: Laura Uña, Reinaldo Macedo e Ygor Chrispin 
Data de emissão: 30/4/2019 Local de lançamento: São Paulo/

Centenário da Sociedade Philatelica Paulista 1919-2019

William Edward Lee foi fundador e primeiro presidente da SPP. Nasceu em Ponce, Porto Rico, em 30 de dezembro de 1875. Desde menino gostava de colecionar, sempre comprando selos para sua incipiente coleção. No início do século XX, vem para São Paulo onde funda uma sociedade de representações.


         Com o crescimento da empresa passa a dedicar-se a arte do colecionismo que se iniciava no Brasil, e funda a Sociedade Philatelica Paulista, em 30 de abril de 1919, em sua mansão, com a presença e adesão dos filatelistas: William Edward Lee, José Kloke, Lívio Zapparoli, José Vieira Costa Valente, Américo de Barros, Leonardo Schweitzer, Mario de Sanctis, Abrahão Braga, Heitor Sanchez, José Victor Buccione e Alexandre Buecken.

           Em julho de 1919 a Sociedade Philatelica Paulista instalou-se em sua primeira sede, à rua Libero Badaró, 142, o que permitiu a adesão de numerosos filatelistas, inclusive de todos os colecionadores de expressão a época. A intensiva atividade da primeira Diretoria, indicaram que a Sociedade Philatelica Paulista teria um futuro promissor.

         No ano de 1932, nos mês de julho, eclode em São Paulo uma revolta, conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista. O movimento armado mobilizou todo o estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, e tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. 

         Durante o período revolucionário, a Sociedade Philatelica Paulista teve participação destacada no movimento, tendo em vista que as repartições federais e os respectivos serviços passaram a ser executados pelo Governo do Estado, e a Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos foi colocada sob a dependência da Secretaria da Viação, como Inspetoria Geral dos Correios e Telégrafos. 

        Com a redução dos estoques disponíveis de selos, o inspetor dos Correios, Sr. Manfredo Costa, expediu oficio ao presidente da Sociedade Philatelica Paulista, na época o Sr. Edgard Conceição, solicitando sugestões à inspetoria sobre os selos a serem emitidos. 

          Assim, a SPP coordenou todo o processo de criação da Série de Selos da Revolução de 32, que resultou em belas emissões colocadas em circulação em 1932, inicialmente de uso local e após encerrado o Movimento, de uso nacional.

       O tradicional logo da Sociedade Philatelica Paulista apareceu pela primeira vez na capa do boletim da SPP de dezembro de 1934, em preto e branco.  Ao longo do tempo ganhou a coloração vermelha e amarela que tanto caracteriza a sociedade. A sede própria da SPP, no Largo do Paissandú, nº 51, 17º andar, foi adquirida em novembro de 1971. 

       Ao completar seu Centenário, a Sociedade Philatelica Paulista, carinhosamente tratada por SPP por seus associados e seguidores, vê cumprida seus objetivos traçados em sua fundação, realizando intensa promoção do colecionismo de selos, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os seus associados, atuando na edição de um boletim filatélico de destaque, além de ter formado uma das mais importantes e respeitadas bibliotecas filatélicas do Brasil. 

       Nesta nova fase que se inaugura, a SPP renova seus objetivos de perpetuação deste maravilhoso hobby com a promoção de uma Exposição Filatélica Brasileira - BRAPEX 2019, a ocorrer no Centro Cultural dos Correios de São Paulo, de 6 a 10 de agosto de 2019.
                                             Sociedade Philatelica Paulista
fonte: Edital 5/2019 Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário