segunda-feira, 15 de julho de 2019

Fauna Brasileira - Tucano-de-bico-preto (Loterofilia Aberta*)

O bilhete lotérico e o conjunto filatélico (máximo postal) estampam a imagem do  pássaro da ordem  dos piciformes conhecido como Tucano-de-bico-preto ou Tucano-de-peito-amarelo, nome cientifico Ramphstos v. vitellinus. A espécie faz parte da Lista Vermelha da IUCN ** como ameaçada e em perigo de extinção (EN).

Seu habitat são as florestas tropicais que abrangem toda a faixa litorânea brasileira que vai do Pará até Santa Catarina. Distingue-se das demais aves da espécie por possuir bico e plumagem negra, sendo a região da garganta ate o peito de cor amarelo gema de ovo.
Prova (specimen) de  Bilhete Loteria
Loteria Federal do Brasil  - Extração 694, 3 setembro de 1969
Tucano do Bico Preto
 Máximo Postal
 Cartão Postal - Série Fauna Brasileira - Tucanos
 Arte: Etienne Demonte - Editora Correios
 Selo: Tucano Bico Preto - Obliteração: Alusiva à emissão 21 maio de 1983
 
(*) Loterofilia Aberta - Denominação que permite a inclusão de materiais de outras áreas do colecionismo com o objetivo de integrar, harmonizar e dar maior visibilidade à coleção de bilhetes lotéricos.
(**) - Lista Vermelha da IUCN   - Estabelecida em 1964, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza  é um indicador crítico da saúde da biodiversidade do mundo. Muito mais do que uma lista de espécies e seu status, é uma ferramenta poderosa para informar e catalisar ações para a conservação da biodiversidade e a mudança de políticas, fundamentais para proteger os recursos naturais de que precisamos para sobreviver.  Fornece informações sobre alcance, tamanho da população, habitat e ecologia, uso e / ou comércio, ameaças e ações de conservação que ajudarão a informar as decisões de conservação necessárias. fonte sítio iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário