terça-feira, 6 de agosto de 2019

Fauna Brasileira - Mico-leão-dourado (Loterofilia Aberta*)

O bilhete lotérico e o conjunto filatélico (máximo postal) estampam a imagem do mamífero Mico-leão-dourado Leontopithecus rosalia (Linnaeus, 1766), sagui da família  dos calitriquídeos, nativo da mata atlântica.

Conforme registros do "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção" todos os quatro tipos de micos-leões (mico-leão-da-cara-preta, mico-leão-da-cara-dourada, mico-leão-preto e mico-leão-dourado) estão classificados na categoria EN "Em Perigo de Extinção".
Bilhete Loteria Federal - Série Animais Ameaçados de Extinção
Mico-leão-dourado - Extração 2712, de 12 de junho de 1991
O pequeno primata "Mico-leão-dourado" têm cerca de 60 centímetros de altura, apesar de serem pequenos, precisam de bastante espaço. Vivem em grupos de aproximadamente de 8 a 14 elementos e ocupam em média 110 ha. A devastação da Mata Atlântica quase exterminou toda a população de micos-leões-dourados. 
Cartão Postal - Preservação da Fauna - 1994 - Mico-leão-dourado - RPC - Ed. Correios
Selo: Mico-leão-dourado - Obliteração: Alusiva à emissão de 24 de maio de 1994
Na instituição do padrão monetário Real as cédulas de reais foram estampadas com figuras da fauna brasileira. Em 2002, tivemos o lançamento da cédula de 20 reais que trouxe como principal elemento o mico-leão-dourado. 


"Série Fauna e Flora Brasileira" matérias publicadas, para acessar clique no link:
1. Fauna e Flora Brasileira - Loterofilia aberta, todas as publicações

(*) Loterofilia Aberta - Denominação que permite a inclusão de materiais de outras áreas do colecionismo com o objetivo de integrar, harmonizar e dar maior visibilidade à coleção de bilhetes lotéricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário