Desde as antigas rotas postais sempre houve a necessidade do envio de correspondência com a celeridade desejada para situação. Antes do aparecimento do selo postal esse tipo de correspondência - urgente - eram identificadas por marcas especiais. As mais comum era manuscrever as palavras "urgente" e/ou "urgentíssimo" no corpo da correspondência.
Uma maneira inusitada de marcar a entrega urgente foi a adotada principalmente pelos países nórdicos que colavam penas de pássaros junto ao lacre de cera da correspondência.. Quanto mais a urgência, maior o número de penas a serem coladas (até o máximo de três). Se fossem coladas uma pena branca e uma preta significava que o portador devia viajar durante o dia e noite para entregar a correspondência.
Bibliografia: Blog "La Lupa" artigo de F. Piniella "Como melhorar a coleção temática".
Uma maneira inusitada de marcar a entrega urgente foi a adotada principalmente pelos países nórdicos que colavam penas de pássaros junto ao lacre de cera da correspondência.. Quanto mais a urgência, maior o número de penas a serem coladas (até o máximo de três). Se fossem coladas uma pena branca e uma preta significava que o portador devia viajar durante o dia e noite para entregar a correspondência.
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Fonte: coleção Gorretta
Finlândia - Carta para Ostergerga com duas penas como sinal de correio expresso.
As penas branca e preta indicavam que o portador devia viajar durante o dia e a noite |
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Fonte: coleção Läg
Ilha de Aland, carta enviada em 31 de outubro de 1809 a meia-noite. Peça filatélica única
tem o maior número de penas conhecido de qualquer correspondência de Aland.
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