sábado, 26 de dezembro de 2020

Viticultura - Emissão Postal Especial - Brasil

 Sobre os Selos

A arte foi concebida com a intenção de passar sensações além da mera comunicação visual ou mesmo física. Nesta emissão de Viticultura, o receptor é convidado a contemplar o selo, interpretar e descobrir as ilustrações, sentindo o aroma nas uvas e ainda descobrir o relevo na impressão em calcografia. Foram retratadas 5 das uvas produzidas no Brasil, com a representação das principais características de cada uma delas e de suas folhas. Na parte central, são representados os momentos de interação com as uvas, desde o estudo em laboratório para melhorias na planta, até o ato de esmagamento para extração do suco, passando pelo campo (plantio), colheita e consumo do suco e da fruta. A paleta de cores aprofunda essa imersão na experiência da viticultura. Foram usadas as técnicas de ilustração digital, foto-retoque e manipulação.  Fonte de todas as informações: Edital 19/2020 - Correios do Brasil

Arte: Daniel Effi – Correios e Camila Sena Hott
Data de emissão: 22/12/2020
Os selos desta emissão destacam cinco cultivares de uvas obtidas a partir do melhoramento clássico, incluindo seleção massal, seleção clonal e hibridações, que estão promovendo uma verdadeira revolução na vitivinicultura nacional. 
Moscato Embrapa
Finalidade: produção de vinhos tranquilos e frisantes
Produção: Sul 
Descrição: Tradicionalmente, o nome moscato é atribuído a uma única variedade, porém moscato ou moscatel é um conjunto de aromas e sabores característicos de grande número de uvas aromáticas, como Moscato Branco e Moscato Giallo, A Moscato Embrapa integra esse grupo e é uma cultivar de uva branca, moscatel para elaboração de vinho branco meio seco, de sabor tipicamente aromático, de baixa acidez e agradável ao paladar do consumidor brasileiro. A ‘Moscato Embrapa’ tem 75% de Vitis vinifera em sua constituição genética, garantindo semelhança aos vinhos finos de moscato 
BRS Lorena
Finalidade: Elaboração de vinho branco aromático e frisante, com marcante sabor moscatel. 
Produção: Nordeste, Sudeste e Sul.
Descrição: Cultivar de uva branca indicada para a elaboração de vinhos brancos de mesa, aromáticos e frisantes. Plenamente adaptada às diferentes condições climáticas do Brasil, faz grande sucesso entre os produtores, tanto da Serra Gaúcha, do Sudeste ou do Semiárido Brasileiro, pela sua alta produtividade (25-30 t/ha), ciclo precoce, elevado conteúdo natural de açúcar e acidez equilibrada. Seus vinhos apresentam um sabor moscatel bastante marcante.
BRS Vitória
Finalidade: Consumo in natura – uva de mesa sem sementes.
Produção: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 
Descrição: Desenvolvida especialmente para os produtores brasileiros do Semiárido, essa uva de mesa preta sem sementes conquistou com seu sabor aframboesado a preferência nacional, superando inclusive as uvas importadas. Ela já é responsável por cerca de 20% da produção de uvas de mesa no Vale do São Francisco, principal polo produtor e exportador de frutas no Brasil. É comercializada em todo país, podendo ser encontrada nas principais redes de supermercados e até em pequenos comércios de bairro e também já é exportada para a Europa e Estados Unidos. 
BRS Magna
Finalidade: Elaboração de suco de uva com coloração violácea intensa, alto conteúdo de açúcares e sabor aframboesado. 
Produção: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Descrição: É uma cultivar completa para a elaboração do suco de uva, podendo ser usada sozinha ou em combinação com outras cultivares, com o objetivo de melhorar a qualidade da composição com cultivares tradicionais, por exemplo, a Isabel, garantindo mais cor, doçura e sabor ao produto final. Ela apresenta ampla adaptação climática e já está sendo produzida nas principais regiões brasileiras. A BRS Magna foi a responsável por possibilitar e viabilizar a elaboração de suco de uva no Vale do Submédio São Francisco (VSF). 
BRS Margot 
Finalidade: Vinho tinto com sabor que remete às cultivares viníferas. 
Produção: Sul Descrição: Cultivar de uva tinta desenvolvida especialmente para os produtores da Serra Gaúcha, reunindo a rusticidade das uvas americanas e híbridas e as características sensoriais e o sabor dos vinhos elaborados a partir de cultivares europeias, como a Merlot. A BRS Margot representa uma alternativa de menor custo para a elaboração de vinhos de mesa com características sensoriais de vinhos finos. 
Embrapa – Uva e Vinho






Nenhum comentário:

Postar um comentário