quinta-feira, 31 de março de 2022

Mensageira da Paz da ONU - Queniana Wangari Maathai

"Em 1º de abril de 2022, o UNPA emitirá um selo definitivo para comemorar o aniversário de nascimento de Wangari Maathai, que nasceu em 1º de abril de 1940. O selo traz uma citação em alemão: “Quando plantamos árvores, plantamos as sementes da paz e da esperança ”O selo de € 0,85 faz parte de uma série de selos definitivos ilustrados por Martin Mörck (Noruega).

Ao longo de muitas décadas, Wangari Maathai contribuiu ativamente para promover os ideais e objetivos das Nações Unidas. Uma defensora globalmente reconhecida dos direitos humanos e do empoderamento das mulheres, a Sra. Maathai foi pioneira na articulação dos vínculos entre direitos humanos, pobreza, proteção ambiental e segurança. Ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2004.

Nascida no Quênia, filha de agricultores nas terras altas do Monte Quênia, Maathai foi a primeira mulher na África Oriental e Central a obter um doutorado. 

Em 1977, foi nomeada Professora Associada de Anatomia Veterinária na Universidade de Nairobi e, nesse mesmo ano, fundou o Green Belt Movement. A organização ambientalista de base ajudou mulheres e suas famílias a plantar mais de 40 milhões de árvores em todo o Quênia para proteger o meio ambiente e promover meios de subsistência sustentáveis.


Em reconhecimento ao seu profundo compromisso, em dezembro de 2009, o Secretário-Geral a nomeou Mensageira da Paz das Nações Unidas, com foco no meio ambiente e nas mudanças climáticas – um papel que ela desempenhou com eficácia e entusiasmo até seu falecimento em 25 de setembro de 2011."  Mensagem transcrita do site
 unstamps.org/ #filatelia # colecionismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário