sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Morcegos da Romênia

O designer é de Victor Telibasa e a série foi emitida em 16 de setembro de 2016. Os morcegos são mamíferos da ordem Chiroptera cujas mão formam as asas, tornando-os únicos mamíferos capazes de voo verdadeiro e sustentado.
Os selos mostram as espécies de morcegos encontradas na Romênia e todos elas são protegidos por lei: Plecotus auritus (linnaeus, 1758), Pipistrellus Pipistrellus (Schreber, 1774), Miniopterus schreiberssii (Kuhl, 1819) e Nyctalus noctula (Schreber, 1774).

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Santa Teresa de Calcutá - Macedônia

No centro da moeda, há uma imagem do brasão da República da Macedônia, o valor facial e o ano de sua produção.
Na face comemorativa, na parte central há um retrato de Madre Teresa e do lado esquerdo o nome da Madre Teresa nas línguas macedônio e albanesa.
Metal: Prata 925 - Valor Facial: 100 Denars - Peso: 28,28 g - Dimensões: 38,61 mm

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O selo que diz "Obrigado" - Áustria

O selo traz a mensagem de "obrigado" e existem cinco opções para escolha da motivação da saudação basta assinalar com o "x" na situação que se enquadra o cumprimento: (convite, cartão, visita, felicitações ..) ou  assinalar o campo a ser preenchido com a inclusão de uma nova.


Da mesma forma que o selo "obrigado" traz um porte pago ele oferece uma mensagem de imediato "Obrigado por ter feito algo de bom para mim. Estou realmente agradecido."

A flor de cor laranja vibrante traz uma mensagem de alegria e convívio. O selo de uma originalidade a toda prova teve o seu lançamento em 22 de setembro de 2016, designer de Dieter Kraus e valor facial de 0,68 euros.


sábado, 24 de setembro de 2016

Fauna da Estônia

O rato vidoeiro do norte é o personagem da fauna da Estônia que teve o seu lançamento em 25 de agosto de 2016.  O designer do selo é de Sandor Stern cujas dimensões é de 40,88 x 41,3 mm. Esta espécie de roedor é da família dos Dipodidae, considerado raro e pouco conhecido/estudado, sendo seu tamanho menor do que o rato comum.
FDC 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Rio 2016 - Moedas da Polônia

As duas moedas ouro e prata foram emitidas em homenagem  equipe olímpica polonesa em 26 de julho de 2016. A moeda de ouro têm 27 mm de diâmetro, peso 15,50 g e com cunhagem limitada a 2 mil peças. A de prata 925 têm dimensões de 32 mm, peso de 14,14 g e foram cunhadas 30 mil peças.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Cédula de valor facial mais alto - Numismática - Hiperflação

A autoria dessa matéria é de Márcio R. Sandoval - escritor, numismata e associado AFNB, suas publicações podem ser vistas em seu blog "Sterling Numismática" (observe na coluna à direita link para seu site).
A cédula de denominação mais alta já emitida -  100 milhões de “B. Pengö” da Hungria – 1946.
Fig.1 – Cédula da Hungria de 1946 no valor de 100.000.000 “B.Pengö” (P.136).
Se fossem colocados os números teríamos o 1 seguido de 20 zeros
.
Em 1946, logo após a 2ª Guerra Mundial, a Hungria enfrentou uma hiperinflação que a levou a emitir a cédula de maior denominação da história, no valor de 100.000.000 “B.Pengö” (100 milhões de “B. Pengö” – Pick n°136), ou seja, 100.000.000.000.000.000.000 de pengö (cem quintilhões[1]),eis que o “B. Pengö” equivalia a um trilhão, que na prática nada ou quase nada valia (cerca de 20 centavos americanos na época). 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

100 Anos "Aves Argentinas" -

Aves Argentinas nasceu como Sociedade Ornitológica Plata em 1916, para comemorar o centenário foram emitidos quatro selos em que são observados quatro espécies diferentes colibris ou beija-flor: Picaflor de barbijo, Picaflor bronceado, Picaflor cometa, Picaflor común.


A emissão procura preservar e valorizar o patrimônio natural, abordando diversas espécies que estão ameaçadas e expostas ao meio ambiente modificado. O lançamento ocorreu ontem 19 de setembro de 2016.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

BCB - Aquisição de cédula e moeda metálica fora do País

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 745, DE 15 DE SETEMBRO DE 2016

Autoriza o Banco Central do Brasil a adquirir papel moeda e moeda metálica fabricados fora do País por fornecedor estrangeiro.
     O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

     Art. 1º Fica autorizado o Banco Central do Brasil a adquirir papel moeda e moeda metálica fabricados fora do País por fornecedor estrangeiro, com o objetivo de abastecer o meio circulante nacional, observado o disposto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

     Parágrafo único. As aquisições referidas no caput obedecerão a cronograma fixado pelo Banco Central do Brasil para cada exercício financeiro, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

     Art. 2º A inviabilidade ou fundada incerteza quanto ao atendimento, pela Casa da Moeda do Brasil, da demanda por meio circulante ou do cronograma para seu abastecimento, em cada exercício financeiro, caracteriza situação de emergência, para efeito de aquisição de papel moeda e de moeda metálica de fabricantes estrangeiros, na forma do art. 24, caput, inciso IV, da Lei nº 8.666, de 1993.

     Art. 3º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
     Brasília, 15 de setembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República.
MICHEL TEMER
Henrique Meirelles
Ilan Goldfajn 

domingo, 18 de setembro de 2016

Mobilidade Sustentável - Brasil

SOBRE OS SELOS
Fotos: Adriana Shibata -  Dimensões: 21 x 42,5 mm
Lançamento 22 de setembro de 2016
Esta emissão é composta de dois selos, em forma de Se-tenant, destacando cenas urbanas em que os meios de locomoção e as diversas opções de mobilidade – carro, bicicleta e metrô - mostram-se de maneira harmoniosa e aderentes aos quesitos de comodidade, sustentabilidade e segurança. O primeiro selo destaca o VLT, que representa o transporte coletivo sobre trilhos, e outras formas de locomoção como o skate e o ônibus, em vias que permitem o fácil deslocamento de cadeirantes e pessoas com dificuldade motora. No segundo selo, visualiza-se o respeito às pessoas, onde carros e ciclistas param na faixa de pedestres, em cenário que aponta a possibilidade de utilização do metrô. Ao fundo, pessoas se locomovem com facilidade em vias sinalizadas, com placas e pisos táteis. Foi utilizada a técnica de computação gráfica. fonte Edital 19 - Correios
Texto descritivo do edital
Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil
Um desafio para todos

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Grã-Bretanha - Cédula de Polímero de 5 Libras

O Banco da Inglaterra colocou em circulação dia 13 de setembro cédula de polímero de valor de face de  5 libras com a imagem de Winston Churchill no seu reverso.

Esta é a primeira de uma série de cédulas de polímero que serão emitidas. As de valores de face de 10 libras esta prevista para 2017 e a de 20 libras é esperada para 2020.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Austrália - Nova cédula de 5 dólares

A nova cédula de $5 dólares colocada em circulação dia 1 de setembro está sendo apoiada por uma forte campanha de informação  sobre suas características e aspectos de segurança.  Os recursos incluem uma janela clara de cima para baixo que contém um número de características dinâmicas que mudam de cor conforme a inclinação da nota.

As antigas cédulas de $ 5 notas serão retiradas progressivamente de circulação, mas pode continuar a ser usado como de costume. Todas as notas emitidas anteriormente mantêm o seu curso legal.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Brasil - Flora brasileira - Frutas do Cerrado


SOBRE OS SELOS
Os selos desta emissão destacam 15 espécies de frutas características do cerrado brasileiro, consideradas de aparência exótica e apreciado sabor. Na minifolha, com selos autoadesivos e aplicação serigráfica de verniz, são mostradas 9 espécies, fotografadas em seu ambiente natural, dispostas entre o galho seco de uma árvore típica do cerrado. Na minifolha são destacados o cajuzinho- do-cerrado, a gabiroba, o maracujá silvestre, a pera-do-cerrado, o bacupari-do-cerrado, o baru, o cagaita, o araticum e o pequi. Na folha composta de 18 selos, onde foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica, são destacados o ananás, a curriola, a pixirica, o murici, a marmelada-de-bezerro e a mangaba. Na base da estampa estão representadas as Fitofisionomias do Bioma Cerrado, mostrando as formações florestais, as savânicas e as campestres.
Arte: Fabiano Bastos - Fotos: Fabiano Bastos e José Felipe Ribeiro
Lançamento: 11 de setembro de 2016
Texto descritivo do edital
Frutas do Cerrado

domingo, 11 de setembro de 2016

50 Anos do FGTS - Brasil

Os Correios lançam no dia 13 de setembro de 2016 o selo postal em homenagem aos 50 Anos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

SOBRE O SELO
O selo reproduz o logotipo do Cinquentenário do FGTS, concebido a partir da estilização gráfica do maior ícone da identidade nacional: a Bandeira do Brasil. Esse elemento visual está associado aos valores institucionais e significados pátrios, atribuindo à instituição FGTS a nobreza e o reconhecimento de um símbolo nacional, patrimônio de um povo. A estilização da bandeira busca uma configuração onde a mesma possa ser lida como a letra “F”. A tipologia construída para as demais letras busca consolidar e imprimir à marca os atributos de modernidade, imprescindíveis à iniciativa de renovar constantemente  a  tradição, os conceitos, a importância e os objetivos do FGTS, tornando-o cada vez mais a expressão da segurança e da garantia dos direitos do trabalhador. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

sábado, 10 de setembro de 2016

Jardins Zoológicos da Checoslováquia - Proteção da Natureza

A emissão da República Checa apresenta os mais importantes jardins zoológicos do país. A folha filatélica é formada por 4 selos e 2 cupons (se-tenant) com designer gráfico de Libuse e Jaromir Knotek. 

Estão representados os seguintes parques:
  • CZK 16 é dedicado a Jihlava Zoo: a imagem  um par de leopardos com sua prole; O zoológico é o lar de mais de 200 espécies exóticas de animais, com um foco especial em símios e felinos, incluindo o leopardo da neve retratado no selo;
  • CZK 20 apresenta Olomouc Zoo : um par de leões de Barbary com bebês e um esboço de um rebanho de antílopes - oryxes Sul-Africano no fundo;  Ele está localizado em uma paisagem florestal bonita no sopé das montanhas Lower Jeseník;
  • CZK 24 apresenta a segundo maior zoo da Checoslováquia o zoológico em Dvůr Králové , famosa por ser o primeiro parque safári Africano no país. O selo retrata um rinoceronte preto raro com um bebê e um par de cães hiena na frente;.
  • CZK 27 retrata um rebanho de cavalos de Przewalski , que é a espécie emblemáticos de Prague Zoo. Este parque encontrou seu caminho para a elite mundial em 2007, quando os famosos Forbes revista econômica classificou-o como o sétimo melhor jardim zoológico do mundo.
As outras espécies de animais podem ser observados nos dois cupons e nas margens da folha filatélica. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Rio 2016 - Bielorrússia Canoagem

O lançamento da moeda comemorativa "Jogos Olímpicos Rio 2016 canoagem e caiaque" se deu em 14 de junho de 2016, foram emitidas moedas de prata (valor facial de 20 rublos) e cupro-níquel (valor facial de 1 rublo).
Metal: Prata 925 - peso: 36,62 g - Diâmetro: 38,61 mm - Tiragem: 750 peças
Metal: Cupro-níquel - Peso 15,5 g - Diâmetro: 33 mm - Tiragem: 2.000 peças

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Rio 2016 - ONU Movimento Olímpico

A emissão de 22 de julho de 2016 da Administração Postal das Nações Unidas faz referência aos jogos olímpicos e ressalta a importância que o desporto contribui para a promoção da paz.

O movimento olímpico inspira as pessoas a contribuir para um futuro de paz para a humanidade através do valor educativo do desporto. Ela reúne atletas de todas as partes do mundo para os Jogos Olímpicos. Um dos objectivos deste grande evento esportivo internacional é promover a paz, o respeito, a compreensão mútua e a boa vontade - metas que partilha com as Nações Unidas. fonte ONU

Os selos de 50 x 35  mm tem como designer Nick Iluzada (USA)  e valores de face 47 ¢, $ 1.15, CHF 1,00, CHF 2,00, € 0,68, € 1,70.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

História dos Jogos Paralímpicos - Maximafilia

"Os primeiros eventos competitivos voltados para pessoas com deficiência surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial – muito em função de inúmeros ex-combatentes terem perdido membros ou a audição enquanto lutavam.
Imagem cedida pelo colecionador Aluísio Queiroga
Postal: Atletismo paralímpico - S/Ed. 
Obliteração: Alusiva à emissão - 24.03.2015  - Rio de Janeiro/RJ 
Emissão: Série Modalidades – Rio 2016  Atletismo paralímpico - Rio de Janeiro/RJ - 24.03.2015 
Os primeiros jogos foram realizados em Stoke Mandeville, onde localizava-se um importante hospital e o Centro Nacional de Lesionados Medulares, em 1948. O Centro foi criado pelo governo inglês com a ajuda do neurologista Ludwig Guttmann para tratar os soldados feridos na guerra. Para tanto, os médicos adotaram o esporte como parte da reabilitação médica. Essa não era uma prática muito comum naquela época. Embora já acontecessem algumas promoções esportivas para portadores de deficiência, os Jogos de 1948 foram considerados um marco na história do esporte paraolímpico e ficaram mundialmente conhecidos como os Jogos de Stoke Mandeville, que reuniram 16 atletas, todos veteranos de guerra.

Imagem cedida pelo colecionador Aluísio Queiroga
Postal: Judô paralímpico - S/Ed. 
Obliteração: Alusiva à emissão - 06.08.2015  - Rio de Janeiro/RJ
Emissão: Série Modalidades – Rio 2016 - Judô paralímpico - Rio de Janeiro/RJ - 06.08.2015

A realização dos Jogos de Stoke Mandeville, “coincidiu” com os Jogos Olímpicos de Londres, deixando claro, desde o início, o desejo do médico Ludwig Guttmann da criação de uma Olimpíada para os portadores de deficiência. O sucesso do método implantado pelo neurologista com seus pacientes foi tão grande que, pouco a pouco, médicos do mundo inteiro passaram a usar o esporte também como uma nova forma de reabilitar seus pacientes."
Imagem cedida pelo colecionador Aluísio Queiroga
Postal: Natação paralímpica - S/Ed. 
Obliteração: Alusiva à emissão - 12.12.2015  - Rio de Janeiro/RJ 
Emissão: Série Modalidades – Rio 2016 Natação paralímpica - Rio de Janeiro/RJ - 12.12.2015

“Guttmann está para os Jogos Paraolímpicos assim como Coubertin está para os Jogos Olímpicos da Era Moderna.”

O texto acima é de autoria de Ana França e foi transcrito do site "esporte.hsw.uol.com.br".

sábado, 3 de setembro de 2016

Entrega da Bandeira Olímpica - Rio 2016 para Japão 2020

Para marcar a cerimônia da "Entrega da Bandeira Olímpica" da cidade do Rio de Janeiro para a cidade Tóquio a Casa da Moeda do Japão anunciou que deverá emitir duas moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a serem realizados em 2020.
Moeda Olímpica 
As moedas deverão ser produzidas a partir de setembro e deverão ser comercializadas em dezembro de 2016. Os desenhos dos anversos incluem as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos  cercados por flores de cerejeira  representando o Japão, assim como as flores do ipê-amarelo representando o Brasil. Também aparecem as legendas Rio 2016 e Tokyo 2020.

Moeda Paralímpica 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Moeda da Lituânia - Física

A moeda tem como temática a física e faz parte da série "Ciência da Lituânia", lançamento se deu em 29 de março deste ano.  Na face comemorativa apresenta de forma estilizada a reflexão de um impulso da luz a laser. No anverso destaca-se as armas da República da Lituânia e o valor facial da moeda 5 euros.
Metal: Ouro 999 - Diâmetro: 13,92 mm - Peso: 1,244 g 
 Tiragem: 5 mil peças