terça-feira, 18 de outubro de 2016

Borboletas Brasileiras

SOBRE OS SELOS

Esta emissão destaca 22 espécies de borboletas, agrupadas em duas estampas distintas, a saber:

Minifolha formada por seis selos, expostos em três duplas, focando uma espécie de cada uma das seis famílias selecionadas para a sua composição. As borboletas figuram ao centro de cada selo, exibindo coloridas e belas asas, pousando sobre superfícies arenosas ou folhagens. Na área verde, externa ao conjunto de selos, vê-se a espécie Episcada hymenaea e os elementos responsáveis pela metamorfose das borboletas como ovos, lagarta e pupa. Em cada selo foi aplicada a logomarca do MERCOSUL.
Lançamento dos selos 20 de outubro de 2017, em Campinas
Dimensões selo: 38 x 38 mm
Folha com 16 selos, na qual as borboletas são expostas em 8 pares, visualizadas ao centro de cada selo, pousando sobre superfícies ou folhagens, exibindo as asas abertas, de formas e colorido exuberantes. As espécies enfocadas correspondem a quatro famílias de borboletas, selecionadas dentre a variedade de espécies encontradas no meio ambiente. Na parte verde, externa ao conjunto de selos, visualiza-se a pupa, um estágio importante da metamorfose das borboletas. Os selos da minifolha e da folha foram desenvolvidos a partir de fotografias.
Lançamento dos selos 20 de outubro de 2017, em Campinas
Dimensões selo: 44 x 26 mm

Texto descritivo do edital
Borboletas Brasileiras
Coloridos moradores das áreas silvestres, rurais e urbanas do nosso país!
O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do planeta, sendo reconhecido por sua exuberante flora e grande variedade de espécies animais, dentre as quais encontramos as borboletas, de diferentes formas e tamanhos, distribuídas em mais de 3000 espécies.
Muitas espécies de borboletas possuem asas coloridas, e, outras, apresentam cores mais sóbrias e escuras. As menores podem ter apenas 1 cm de envergadura, enquanto algumas chegam a quase 30 cm, de uma ponta à outra da asa.
Borboletas são insetos da ordem Lepidoptera, parentes das mariposas. Possuem metamorfose completa, passando por quatro estágios distintos ao longo da vida: ovo, lagarta, pupa e adulto. As lagartas de borboletas, em sua grande maioria, alimentam-se de plantas, especialmente de folhas.
Os indivíduos adultos não possuem mandíbulas, alimentando-se apenas de líquidos sugados por meio de uma estrutura, em forma de canudo chamada de “espirotromba”. A maioria das espécies alimenta-se do néctar das flores ou, mais raramente, do pólen. Entretanto, muitas espécies existentes nas florestas tropicais preferem alimentar-se de frutos caídos e outras substâncias em decomposição.
As borboletas estão entre as espécies mais bem estudadas do mundo, e diversas áreas da ciência beneficiam-se das descobertas científicas em torno desses insetos. Estudos recentes incluem desenvolvimento de visores de celulares, aerodinâmica e desenvolvimento de nanoestruturas.
A minifolha de selos emitida pelos Correios foi planejada para conter um representante de cada uma das seis famílias de borboletas, conforme quadro a seguir:

Para compor a folha de 16 selos, foram destacadas espécies que comprovam a diversidade de formas e cores das borboletas brasileiras, selecionadas dentre as seguintes famílias:




Nenhum comentário:

Postar um comentário