SOBRE O SELO
|
Edital: 21/16 Artes: Lidia Marina Hurovich Neiva Lançamento: 15 outubro de 2016 - Dimensão: 26 x 44 mm |
O selo traz, ao centro, a figura estilizada do atleta em movimento, finalizando um salto triplo com os braços levantados, como era característico de João Carlos de Oliveira. A face sorridente do atleta emoldura e enaltece o salto com o qual ele conquistou duas medalhas olímpicas de bronze. Ao alto, a inscrição “Homenagem a João do Pulo”, como era carinhosamente chamado pelos brasileiros. A utilização das cores verde, no fundo, e amarela, nas legendas, remete à ideia de brasilidade. Na borda inferior direita, um grafismo exibe as etapas de um salto triplo. Foi utilizada a técnica de computação gráfica para a concepção da arte.
Texto descritivo do edital:
Recorde mundial de João Carlos de Oliveira – o João do Pulo
Um dos 100 grandes momentos do Atletismo mundial do século XX tem a autoria de João Carlos de Oliveira - o “João do Pulo”, como era internacionalmente conhecido. O feito do atleta, nascido na cidade paulista de Pindamonhangaba, ocorreu em 15 de outubro de 1975, na Cidade do México, quando o atleta saltou 17,89m na pista do Estádio Olímpico Universitário. Com essa marca, João do Pulo encantou os fãs do esporte, estabelecendo novo recorde mundial do salto triplo.
A performance, válida pela sétima edição dos Jogos Pan- Americanos, foi eleita, em 1987, uma das 100 mais importantes do esporte-base mundial, no Jubileu da Associação Internacional das Federações de Atletismo - IAAF, fundada em 1912, e que completava, então, 75 anos.
João do Pulo, em 2015, é considerado o brasileiro com mais títulos na história dos Jogos Pan-Americanos: quatro no total, dois no triplo e dois no salto em distância, conquistados no México, em 1975, e, em San Juan, Porto Rico, em 1979. Também em Olimpíadas brilhou a estrela do saltador, que obteve as medalhas de bronze no triplo dos Jogos de Montreal, no Canadá, em 1976, e Moscou, na Rússia, na antiga União Soviética, em 1980.
O talentoso saltador foi deputado estadual em São Paulo, e recebeu da CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo, o título de “Emérito”. João Carlos de Oliveira morreu em São Paulo, em 29 de maio de 1999, um dia após completar 45 anos.
O brilhante atleta, agora, tem seus feitos perpetuados por meio do selo postal, que representa o reconhecimento dos brasileiros a suas importantes e inesquecíveis conquistas no mundo dos esportes. Obrigado João do Pulo!
José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário